O passo certo para o sucesso!

sábado, 25 de outubro de 2014

On 09:15 by Unknown in ,    No comments


Como já entendeu no último artigo, delegar tarefas é fundamental para o sucesso de qualquer projeto. Como gestor do projeto empresarial já percebeu que não poderá estar em todo o lado, a realizar todas as tarefas – Terá que distribuir o jogo.
Hoje, o passoempreendedor ajuda-o a identificar algumas das tarefas que deve SEMPRE delegar a um colaborador:

O trabalho miudinho

Sempre nos ensinaram que, muitas vezes, no detalhe é que está a diferença e que, no mais pequeno detalhe se vê a qualidade de uma empresa. Mas como gestor deve coordenar a equipa e não estar preso a tarefas que o façam gastar tempo a ser minucioso.
Por exemplo: ver se um texto tem erros, verificar se todos os produtos da linha de montagem tem o rótulo centrado ou se o pessoal preencheu na totalidade os campos de um questionário…

Tarefas Rotineiras

Agora já sabe como realizar aquela tarefa que tem que executar todos os dias, delegue-a a um colaborador. O seu tempo é demasiado importante para ficar preso em tarefas que, apesar de terem que ser feitas, você conhece todas as particularidades: com que frequência ocorrem, o que é necessário para a sua conclusão, etc.
Por exemplo, preencher relatórios de produção, repor o economato ou imprimir mapas de controlo…

Prospeção do mercado

É do senso comum, que angariar clientes é das tarefas mais importantes dentro de uma empresa. Aliás, eles são o motivo pelo qual a sua empresa existe. No entanto, como gestor, não deve gastar o tempo na rua. Delegue essa tarefa a colaborador ou contrate um comercial para se dedicar a isso, foque-se na perspetiva global do negócio.

Recolha de informação

Certamente que a sua empresa não terá o monopólio do mercado, logo estar a atento à concorrência ou simplesmente estudar e recolher informação é de extrema importância. Ainda assim, não deve gastar o seu precioso tempo a pesquisar na internet ou a ler jornais e revistas. Procure alguém que faça esse trabalho por si e dedique-se a analisar os dados e a obter soluções para potenciais problemas.

Funções substituíveis

Recorda-se daquele dia em que sentiu que precisava de uma dúzia de clones, que não podia estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Pois tem razão, não pode, nem deve. Diariamente surgem eventos em que pode ser substituído por um funcionário, por exemplo, na apresentação de um produto ou relatório, numa reunião com clientes, no contato com os fornecedores que estão do outro lado do mundo, entre outros. Mas atenção deve saber quando a sua presença é de facto necessária e quando pode ser substituído.



Estes são apenas algumas das tarefas que pode facilmente delegar a um colaborador. Como gestor deve aproveitar todas as oportunidades confiar trabalho e focar-se na perspetiva global do negócio.

0 comentários:

Enviar um comentário